Projetos sensoriais

Em relação ao quadrilátero de mamíferos investigado, ... os tópicos anteriores apontam que em correspondência aos vetores VO e SVO há 2 ``projetos sensoriais´´ elementares. E cada qual é caracterizado por modos sensoriais próprios, conforme já exposto de forma introdutória em tópicos precedentes ...

Corpos projetados

Nesta Janela os investigaremos mais detalhadamente, iniciando pelos MODOS DE VER (E OUVIR) ...

4.1 - MODOS DE VER E OUVIR

Vamos novamente pensar juntos: o animal que prefere VER deve ter um ``modo de olhar´´ diferente do que prefere SER VISTO. E que modos são estes?

Modos Ver/Ouvir

Coloque-se diante dos seus dois meninos* e experimente vê-los, mantendo os olhos numa única posição, fixos. É possível dessa forma enxergar ambos de modo adequado? Óbviamente que não! Para vê-los bem, primeiro terá que VER um e depois outro: ver um elemento do ambiente por vez. Olhe para uma das paredes da sala de sua casa e experimente VÊ-LA. Terá que seccioná-la em partes (de cima, de baixo, lados direito, esquerdo), ... e olhar uma por vez.

Modos Ver/Ouvir

*imagine-se, internauta, com três filhos: dois meninos e uma menina.

 

Olhe para o rosto de sua filha e tente vê-lo realmente. Terá que parti-lo, como que seccioná-lo, por exemplo, em duas metades ... e olhar uma por vez, em seguida `cortar´ cada qual em outras e assim por diante. Isto é VER. E com o OUVIR se dá o mesmo

Caso se aprofunde na fenomenologia desses dois verbos, concluirá que o ato de OUVIR também é partidor: ouve-se melhor a um elemento por vez. O bom senso sinaliza que esta modalidade de visão/audição, PARTIDORA, é a ideal. Ela é praticada pelos animais de libido VO (os que dependem da visão e audição para sobreviver), pelo GATO e seus parentes sensoriais.

4.2 - O GATO E A MOSCA

Observe o bigode na cozinha: ao perceber uma mosca voando, ele parte, como que esquadrinha o espaço em setores e para os olhos e ouvidos diante de um por um. As paradas se sucedem e em cada qual ele vê e ouve, até que num dos quadros pega a mosca!

Gato e Mosca

AVES, felinos e equinos praticam o mesmo tipo de visão/audição: por etapas, descontínua. Apesar das diferenças em seus aparelhos audiovisuais, o mecanismo `partidor´ é comum aos três. Olhos e ouvidos se atraem sucessivamente para as partes de um todo. Eles param aqui, depois ali, ... em seguida acolá e ao fazê-lo seccionam, `cortam´o ambiente, destacando a parte vista, das demais. É a visão tipo-AVE, a que se desloca parando. Já a dos RÉPTEIS, caninos e bovinos é diferente. Não se atrai para as partes, mas pelo próprio todo e por isso tem dificuldade em `partir´ um cenário, esquadrinhá-lo. Observe o cachorro perseguindo a mesma mosca: seus olhos e ouvidos preferem se deslocar de modo contínuo – sem parar ou parando o mínimo – e assim não seccionam audiovisualmente o espaço ou o fazem de modo ineficiente, o que dificulta apanhar insetos voando! É a visão tipo-RÉPTIL, a que prefere se deslocar sem parar.

Visão/Audição

4.3 - COMPREENDENDO OS OLHARES

Compreendendo olhares

O do gato sendo `partidor´, diminui o espaço em que a mosca ao voar se enquadra e quando por algum motivo ela concentra o vôo numa determinada área, a visão felina incrementa a `partição´(parte, reparte encima...), o que torna a captura praticamente inevitável. O cachorro, por seu lado, prefere deslocar os olhos sem parar. De início até que ele tenta! Com a intenção de identificar o objeto voador, pára o olhar num ponto, depois noutro, porém logo, logo desiste. Como seus olhos não se satisfazem em detectar partes, ele os abandona e se entrega ao olfato. Daí sim, se a mosca ainda estiver por perto, o que nem sempre acontece, há chance de apanhá-la!

4.4 - VALE MARTELAR

Independentemente das diferenças fisiológicas em seus órgãos visuais e auditivos, aves, gatos e cavalos vêem os elementos do ambiente do mesmo modo `partidor´, sequencial e diferenciador. Seus olhos se fixam aqui, depois ali, em seguida acolá ... É esta linguagem primária que lhes garante eficiência visual elementar.

Secundária/Primária

Vide a visão EQUINA. Ela não tem a qualidade da felina, muito menos das aves, porém, igualmente a estas, isto é, no seu nível primário, vê `por partes´, destacando sequencialmente cada elemento do ambiente, o que explica, por exemplo, a eficiência do CAVALO em provas equestres onde a visão elementar - a primária - é necessária. Já répteis, bois e cachorros têm em comum o olhar `totalizador´. Tendem a varrer com os olhos, o maior número de elementos do ambiente. Esse tipo de visão, descompromissada da parte e entregue ao todo é comum aos três.

Atributos Visuais Primários

4.5 - ADENDO

Ao contrário do olhar FELINO, analítico, que diferencia, separa, contrasta os elementos do ambiente, o tipo CANINO os iguala, reúne, integra, em outras palavras, simplifica o ato de VER. A visão é sintética. Observe o seu cachorro diante de muitos elementos. Na ausência de estímulos específicos ele tende a deslizar o olhar por todos, considerando nenhum mais importante que o outro, ... IGUALANDO os elementos do ambiente, os REUNINDO em torno de si.

Adendo

4.6 - RESUMINDO

No esquema sugerido pela observação semiótica elementar, há dois modos de olhar primários : o que se atrai para a PARTE (tipo-AVE, como o dos gatos e cavalos) e o que se atrai para o TODO (tipo-RÉPTIL, como o dos cachorros e bois).

Resumindo

4.7 - PERCEPÇÃO

Observe os olhares do GATO e do CAVALO. São sérios, responsáveis, ... olhares de trabalho! Os músculos da face em repouso, afinal qualquer movimento supérfluo prejudica o desempenho dos olhos e ouvidos. E outra característica já citada: a boca fechada. Essa constatação é importante. Não se vê, nem se ouve, de boca aberta! Apesar do raciocínio elementar não ser dado a explicações em excesso, o motivo - do ponto de vista linguístico - é simples: ao se abrir a boca, os olhos e ouvidos são pressionados pelas bochechas, o que diminui o potencial do VER/OUVIR e aumenta o do SER VISTO/OUVIDO!

Percepção

4.8 - INTERVALO

Antes de prosseguir vamos repisar o dito sobre o OLFATO...

Intervalo

Vide os mamíferos `vermelhos´, os da coluna da direita. Tendo olhos e ouvidos atraídos para o TODO, e portanto, livres do compromisso de detectar partes, visão e audição passam a ter um papel secundário e o ímpeto sensorial se direciona ao OLFATO. O nariz é acionado e se torna o órgão mandante,o que aliás, é uma característica REPTILIANA. Repare no faro da serpente, de um lagarto!

4.9 - MODOS DE TATEAR

Modos de tatear

Quando um gato está no colo, parece que não está! Ele toca no corpo do outro de modo suave, um pouquinho aqui, outro tanto ali, mais um acolá. E ao se aproximar do dono, age da mesma forma: no primeiro contato encosta numa partezinha da perna, no segundo em outra, depois em mais outra, ...de onde o tatear FELINO evolui por partes. A este tipo de toque, leve, cuidadoso, `pelo com pelo´, podemos designar mais apropriadamente de TATO `PARTIDOR´.

Um CACHORRO, ao contrário, quando está no colo parece que está! CANINOS gostam de tocar e serem tocados por inteiro, com as suas patas - ou as mãos do outro - deslizando e pressionando o corpo todo. É um tocar tocando mesmo, `pele com pele´, assumido, pleno. Para o corpo CANINO, esse tipo de toque – além do necessário – é mais divertido! Em oposição ao dos gatos, o chamaremos de TATO `TOTALIZADOR´.

Toque e tato

E essa dicotomia elementar também é observada entre equinos e bovinos. Enquanto estes apreciam o toque descuidado, rústico, o tocar tocando mesmo, ... equinos prezam o toque mais elaborado, cuidadoso, de parte em parte, intervalizado (o `põe e tira´).

Modos de tatear

4.10 - MODOS DE SONORIZAR

A observação dos órgãos fonatórios atuando, também revela a presença dos caracteres `partidor´ e `totalizador´ na construção da textura sonora do quadrilátero de mamíferos.

Enquanto o relincho e o miado são sons partidos, segmentados, ... conforme tópico 2.4 eles começam e terminam, são descontínuos, ... o mugido e o latido tendem a ser sons contínuos, totalizados ...

Modos de sonorizar

4.11 - SINCRONIA

O exposto nesta Janela sinaliza a relevância dos caracteres PARTIDOR e TOTALIZADOR no nível sensorial primário, e mais ...

Sincronia

O conteúdo aponta para uma sincronia sensorial, à medida que estes caracteres envolvem não só a visão e audição dos animais observados, como se estendem ao TATO e FONAÇÃO. Gatos, gatas, éguas e cavalos, não só vêem e ouvem, `por partes´, como tateiam e sonorizam por partes. Já caninos e bovinos, vêem, ouvem, tateiam e sonorizam `totalizadoramente´.

A utilidade da sincronia sensorial é visível. Exemplo: o animal que tateia por partes igualmente vê por partes, de outra forma não veria o que tateia!

4.12 - COORDENAÇÃO MOTORA

A observação das linguagens corporais primárias indica que os caracteres de PARTIÇÃO e TOTALIZAÇÃO atuam tanto nas sensorialidades específicas dos animais investigados (nos seus modos de ver, ouvir, sonorizar, etc), como no modo como deslocam os membros (na sensorialidade-motora).Vejamos ...

Coordenação motora

Coordenação motora

Observe o esforço de cães e gatos pequenos ao tentarem subir os degraus de uma escada: enquanto os gatinhos são elásticos´, o corpo PARTIDO, os membros facilmente dobráveis, ... os cachorrinhos têm o corpo inteiriço, TOTALIZADO, precisam tomar distância senão se atrapalham!

4.13 - SENSORIALIDADE MOTORA(2)

Vide o cachorro se aproximando: todas as suas partes tendem a se mover juntas! E o mesmo ocorre com bovinos e répteis. Observe o jacaré quando transita da condição repouso para a movimento. Ele sai inteiro! Todos os membros se deslocando ao mesmo tempo!

Atente em contraponto para o gato: ao se mover ``umas partes vão, outras ficam´´, o deslocar é partido! E o mesmo ocorre com cavalos e aves!

Sensorial Motora

Desde que os planos corporais desses animais realizam estes atributos elementares, vem a pergunta: de que informação genômica procede essa constatação linguística ? Ainda mais que os caracteres de PARTIÇÃO e TOTALIZAÇÃO são detectáveis em toda a sensorialidade destes animais. São integradores!

Por acaso procedem dos genes aparentes, ... dos HOX, PAX, ... ou dos genes `p/a parte´ e `p/o todo´, determinantes, respectivamente, das libidos VO e SVO?!

Sensorial Motora

4.14 - A ÉGUA ESTÁ SALTANDO!

Égua saltando

Ela tem a consciência instintiva da PARTIÇÃO do seu corpo. Observe-a em câmara lenta! Ao se aproximar do obstáculo, os membros dianteiros gradualmente se partem, se diferenciam, se contraem ... e após ultrapassá-lo, patas, pernas e antepernas se descontraem, não todas de uma vez, mas cada qual a seu tempo. É a elegância do corpo PARTIDO! Nos bois, em complemento, estes membros têm dificuldade em se contrair e ao se moverem, tendem a fazê-lo simultaneamente. É a rusticidade do corpo TOTALIZADO, a famosa `perna-dura´ dos bovinos, o que dificulta saltar obstáculos!

Corpos membros

4.15 - UMA CURIOSIDADE

Aproveitando o mencionado sobre a coordenação motora, uma pequena constatação sobre COICES ...

O de um BOI você sente na hora, o de uma ÉGUA depois! A razão é óbvia: enquanto os membros da perna bovina (coxa, perna e pata), movidos pela coordenação motora totalizada, atingem o objetivo `todos´ ao mesmo tempo´, ... no coice EQUINO, a coordenação-motora partida, eles não chegam juntos, mas `um de cada vez´. Por isso a dor demora!

Curioso